Estação do Outono – Hemisfério Sul

 


CARACTERÍSTICAS GERAIS DO OUTONO

 

A estação do outono de 2017 no Hemisfério Sul começou no dia 20 de março às 07h29min no horário de Brasília. Em termos gerais, a estação do outono tem como características a diminuição no volume de chuvas, evidenciando o inicio do período seco sobre o Sudeste do Brasil, além da redução dos valores médios de umidade e temperatura do ar. Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos da Região Sudeste do Brasil.

No estado de Minas Gerais, as temperaturas médias mais baixas ocorrem nos municípios situados na região sul; quando as massas de ar frio já começam a provocar declínio da temperatura do ar e formação de geadas, em especial nas localidades mais elevadas da referida região. As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 18°C, chegando a valores inferiores a 10°C nas regiões de serras. As temperaturas máximas geralmente oscilam entre 20 e 30°C no estado. Os menores índices de umidade geralmente ocorrem no norte, noroeste e nordeste mineiro.

 


Tabela 1: Média climatológica no período do Outono (abril, maio e junho) para a cidade de Belo Horizonte – MG.

 

Temperatura mínima (ºC)

Temperatura máxima (ºC)

Precipitação Média (mm)

Belo Horizonte

15

26

34


Prognóstico:


Durante o outono de 2017, a tendência é que o ENOS ainda continue neutro, mas com indicativo que um novo evento positivo do ENOS seja configurado. Portanto, já é esperado o desenvolvimento de um El Niño, principalmente na segunda metade de 2017, com grande chance de se formar no início da primavera 2017. Em Minas Gerais a chuva deverá ficar dentro da média histórica em praticamente todo o estado. A temperatura tende a ficar acima da média climatológica no decorrer da estação, porém, com as passagens de massa de ar frio Polar eventualmente as temperaturas ficarão ligeiramente abaixo da média histórica, especialmente, no centro-sul, sudeste, sudoeste e oeste mineiro.