Estação do Inverno – Hemisfério Sul

As estações do ano são definidas pelo movimento de translação da Terra. A estação do inverno de 2017, no Hemisfério Sul, começa no dia 21 de junho a 01h24min horário oficial de Brasília.


CARACTERÍSTICAS GERAIS DO INVERNO


Em termos gerais, a estação do inverno tem como características a diminuição no volume de chuvas, evidenciando o período seco sobre o Sudeste do Brasil, além da redução dos valores médios de umidade e temperatura do ar.

Na Região Sudeste do país, nesta época do ano, os principais fenômenos meteorológicos que atuam são: as frentes frias e as massas de ar frio de origem Polar que causam eventuais chuvas e declínio na temperatura do ar, respectivamente.

O período também é marcado pelo aumento no número de queimadas, baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%) e aumento da poluição atmosférica contribuindo para aumento nos problemas respiratórios.
Observa-se também a formação de densos nevoeiros ao amanhecer e pela manhã reduzindo a visibilidade e interferindo diretamente na operação de pousos e decolagens de aeronaves.

No Estado de Minas Gerais, as temperaturas médias mais baixas ocorrem nos municípios situados na região sul; quando da incursão de massas de ar frio mais intensas ocorrem declínio acentuado da temperatura do ar e formação de geadas, em especial nas localidades mais elevadas da referida região. Os menores índices de umidade geralmente ocorrem no norte, noroeste e nordeste mineiro.

A tabela a seguir mostra a média climatológica no período de inverno (Julho a Setembro) de algumas variáveis meteorológicas para a cidade de Belo Horizonte/MG.
  

 

Temperatura média mínima (ºC)

Temperatura média máxima (ºC)

Precipitação (mm)

Belo Horizonte

14,6

26,1

69,9



Prognóstico

O inverno 2017 deve apresentar chuva dentro da média climatológica e temperatura dentro da média histórica sobre o Estado de Minas Gerais, ressalta-se que nesta época do ano ocorrem de três a quatro ondas mais intensas de frio. E, especialmente, nas regiões centro-sul de Minas Gerais as temperaturas geralmente apresentam maior declínio.

Confira, nos mapas abaixo, as médias históricas de referência, levando em consideração os meses do Inverno (Julho a Setembro), em Minas Gerais, das seguintes variáveis: chuva acumulada e temperaturas máxima e mínima.