De forma geral, com a chegada das estações primavera e verão, há uma mudança no regime de chuva e temperatura no Sudeste do país. A chuva passa ser mais intensa e frequente, marcando assim a estação chuvosa. Em boa parte da Região do Sudeste brasileiro, o período chuvoso está inserido entre os meses de outubro a março. Porém, vale ressaltar que os meses de setembro e abril representam a transição entre o período seco e o chuvoso. 


No período chuvoso de 2016/2017 (meses de outubro/2016 a março/2017), a chuva ficou abaixo da média em grande parte do Sudeste, exceto, em parte mais ao sul e leste de São Paulo, parte do noroeste de Minas Gerais, região central do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, conforme podemos observar na Figura abaixo.No período chuvoso de 2016/2017 (meses de outubro/2016 a março/2017), a chuva ficou abaixo da média em grande parte do Sudeste, exceto, em parte mais ao sul e leste de São Paulo, parte do noroeste de Minas Gerais, região central do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, conforme podemos observar na Figura 1 abaixo.




Figura 1 - Anomalia de chuva acumulada (%) do período chuvoso das Região Sudeste do Brasil no período de outubro de 2016 a março de 2017. Fonte dos dados: INMET.